fbpx

Papanicolau Perguntas e Respostas

O que é um exame de Papanicolaou?

Um exame de Papanicolaou é usado para examinar as células do colo do útero ou a parte inferior do útero que se abre para a vagina. Os testes de Papanicolaou são uma ferramenta inestimável na prevenção do câncer do colo do útero, porque encontram células anormais antes que se transformem em células cancerígenas e  aumentam substancialmente suas chances de evitar ou sobreviver ao câncer do colo do útero.

A taxa de sobrevivência de cinco anos para mulheres que detectam células cancerígenas cervicais em estágio inicial é superior a 90%; quando as células cancerígenas do colo do útero são detectadas antes de terem a oportunidade de invadir qualquer tecido circundante, a taxa de sobrevida em cinco anos é de quase 100%.

Como é feito um exame de Papanicolaou?

Um exame de Papanicolaou é geralmente realizado durante um exame pélvico de rotina. Para concluir o teste rápido, seu médico usa um espéculo esterilizado para abrir suavemente sua vagina, para que seu colo do útero fique visível.

Usando uma escova fina, eles limpam algumas células dos tecidos dentro e ao redor do colo do útero. A amostra de células é então enviada para laboratório e visualizada sob um microscópio para exame minucioso.

Enquanto algumas mulheres podem sentir um breve desconforto durante um exame de Papanicolaou, o procedimento geralmente não é doloroso

Quantas vezes devo fazer um exame de Papanicolaou?

Fazer exames regulares de Papanicolaou é um dos passos mais importantes que você pode tomar para prevenir o câncer cervical em estágio avançado. Para mulheres saudáveis ​​e de baixo risco entre 21 e 65 anos que já tiveram relação sexual, os exames de Papanicolaou são geralmente recomendados a cada três anos.

Aos 30 anos, muitas mulheres podem optar por continuar o teste de Papanicolaou a cada três anos ou começar a fazer um teste combinado de Pap / HPV uma vez a cada cinco anos.

No entanto, se você teve resultados anormais de Papanicolaou ou um diagnóstico anterior de câncer do colo do útero, pode exigir exames de Papanicolau mais frequentes.

O que significa um resultado anormal do exame de Papanicolaou?

Células cervicais anormais nem sempre indicam câncer. Eles podem significar que você tem um pequeno problema com o colo do útero, ou pode ter células escamosas levemente anormais que não indicam necessariamente a presença de células pré-cancerosas. Nesses casos, o seu médico pode executar um procedimento de excisão eletrocirúrgica em loop (LEEP) para avaliação adicional.

Um LEEP usa um fino fio de arame com corrente elétrica para remover cirurgicamente uma fina camada de tecido cervical. 

Se seus resultados mostrarem que você possui células potencialmente pré-cancerosas, como células glandulares atípicas ou uma lesão intraepitelial escamosa, passar por outra LEEP é geralmente a melhor maneira de remover as células anormais que permanecem.  

Para agendar seu próximo exame de Papanicolaou, ligue ou marque uma consulta on-line hoje.