fbpx

Doença inflamatória pélvica Perguntas e Respostas

O que é doença inflamatória pélvica?

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção no trato reprodutivo. Embora a DIP possa ser causada por qualquer bactéria que viaja da vagina até o colo do útero, útero, ovários ou tubas uterinas, geralmente é causada por bactérias de uma doença sexualmente transmissível (DST).

Gonorréia e clamídia, duas das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, são as causas mais comuns de DIP. Essas doenças sexualmente transmissíveis são geralmente contraídas durante o sexo desprotegido.

Quais são os sintomas da doença inflamatória pélvica?

Muitas mulheres não sabem que têm DIP porque, inicialmente, pelo menos, muitas vezes não apresenta sintomas. Se você tiver sintomas, poderá enfrentar:

  • Dor pélvica na parte inferior do abdome
  • Corrimento vaginal intenso com odor desagradável
  • Sangramento uterino anormal
  • Dor ou sangramento durante o sexo
  • Micção dolorosa ou difícil
  • Febre, às vezes acompanhada de calafrios

Quando a DIP é causada por gonorréia, você pode experimentar sintomas graves que aparecem rapidamente.

Como é diagnosticado a doença inflamatória pélvica?

Utilizamos uma variedade de métodos para diagnosticar DIP, começando com uma revisão de seus sintomas e um exame pélvico abrangente. 

Para confirmar os resultados,  além de uma análise da cultura cervical e do corrimento vaginal, você também pode precisar de uma triagem abrangente das DST, além de exames de sangue e urina para medir sua contagem de glóbulos brancos.

Um ultra-som de diagnóstico também pode ser usado para ajudar a confirmar seu diagnóstico ou determinar a extensão da infecção.

Como é tratado a DIP?

Quando a DIP é diagnosticado precocemente, geralmente pode ser tratado com sucesso com antibióticos.

Para evitar a reinfecção durante o tratamento da DIP, é importante evitar a relação sexual e garantir que seu parceiro sexual seja rastreado para DSTs e tratado conforme necessário.

Por que o tratamento precoce é tão importante?

O tratamento imediato e completo da DIP é importante porque a DIP não tratada pode causar cicatrizes e danificar os órgãos reprodutivos, às vezes a ponto de infertilidade. Mesmo que isso não a torne infértil, pode tornar muito difícil você engravidar: uma em cada oito mulheres com histórico de DIP tem dificuldade em conceber.

A DIP não tratada é uma das principais causas de gravidez ectópica, uma situação potencialmente fatal que ocorre quando um óvulo fertilizado é impedido de sair da tuba uterina. É também um dos principais motivos de dor pélvica crônica ou dor no abdome inferior que dura seis meses ou mais.

Se você suspeitar que tenha DIP, ligue para o consultório ou agende uma consulta on-line hoje.