Prolapso Perguntas e Respostas
O que é prolapso?
Prolapso é um escorregamento ou flacidez de um dos seus órgãos. Nas mulheres, o prolapso pode se referir a vários problemas diferentes que afetam os órgãos reprodutivos, incluindo:
Prolapso uterino
Essa condição ocorre quando os músculos do assoalho pélvico enfraquecem e se esticam, o que faz com que o útero ceda e às vezes se projete para fora da vagina.
Prolapso vaginal
Esse tipo de prolapso acontece quando as paredes vaginais enfraquecem, o que pode permitir que a bexiga ceda na parede frontal da vagina ou o reto empurre contra a parede traseira da vagina. Em outros casos, o intestino delgado pode ceder para o topo da vagina.
O que causa prolapso?
Há uma variedade de fatores que podem contribuir para o prolapso, incluindo:
Parto
O trabalho de parto, especialmente em bebês grandes, pode causar um enfraquecimento do assoalho pélvico e dos músculos vaginais.
Menopausa
As alterações hormonais associadas à menopausa podem afetar o tônus e a força do assoalho pélvico.
Condições crônicas
Problemas de saúde que causam tosse crônica, como asma ou doença pulmonar, podem exercer pressão extra no assoalho pélvico e levar ao prolapso.
Em outros casos, o prolapso é simplesmente o resultado do envelhecimento. Se você fez uma cirurgia pélvica ou se tem um histórico familiar de tecido conjuntivo fraco, é mais provável que você desenvolva prolapso.
Qual é o tratamento para o prolapso?
Realizamos um exame completo para determinar o tipo de prolapso e a melhor opção de tratamento.
Existem procedimentos laparoscópicos e vaginais que abordam questões estruturais na região pélvica e na vagina. Isso ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, reposiciona os órgãos no local apropriado e evita sintomas como vazamento de urina, dor ou sangramento.
Se você ainda não precisa ou deseja cirurgia, os anéis vaginais, chamados pessários, podem ajudar a sustentar o tecido do assoalho pélvico e prevenir os sintomas. O creme de estrogênio também pode fortalecer e tonificar a parede vaginal.
Com o tratamento certo, você pode recuperar a função normal do assoalho pélvico e se sentir mais confiante e confortável em sua própria pele.
Para saber mais sobre o tratamento do prolapso, ligue para o consultório ou marque uma consulta on-line hoje.