fbpx

Perguntas e Respostas sobre DST

Por que o teste de DST é importante?

Se você é sexualmente ativo – mesmo se você tiver um parceiro único e de longo prazo – exames regulares de DST devem fazer parte de sua rotina preventiva de cuidados de saúde.

Os exames de rotina são a única maneira de descobrir DSTs que podem ser assintomáticas ou inativas. Os testes regulares também oferecem a você a oportunidade de encontrar e tratar uma infecção o mais rápido possível, para evitar sua propagação e evitar possíveis complicações à saúde

Oferecemos testes e tratamento em consultório para uma gama completa de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo:

  • Clamídia
  • Gonorréia
  • Herpes
  • Sífilis
  • HPV (baixo e alto risco)
  • Hepatite B e C
  • Tricomoníase
  • DIP (doença inflamatória pélvica)
  • HIV / AIDS

Depois de revisar seu histórico médico e realizar um exame pélvico, seu médico pode recomendar quais testes de triagem você deve fazer e com que frequência deve ser testado.  

Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns?

As doenças sexualmente transmissíveis são infecções bacterianas, virais ou parasitárias contraídas por contato sexual. Embora qualquer pessoa sexualmente ativa esteja em risco de infecção sexual, aproximadamente metade de todos os novos diagnósticos de DST afetam adolescentes e adultos jovens. As doenças sexualmente transmissíveis mais comuns são:

Clamídia e gonorréia

Como as DST diagnosticadas com mais frequência, a clamídia e a gonorréia podem se apresentar primeiro como uma leve infecção do trato urinário. Se não forem tratados, podem levar a dor pélvica crônica, gravidez ectópica e infertilidade.

Sífilis

Essa DST geralmente causa feridas indolores, chamadas cancros nos pés, mãos ou órgãos genitais. Você também pode ter sintomas semelhantes aos da gripe. Se não tratada, a sífilis pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo danos cerebrais.  

Herpes genital

Estima-se que um em cada seis adultos tenha herpes genital, causado pelo vírus herpes simplex e geralmente causa feridas dolorosas ao redor dos órgãos genitais. Como nem todo mundo que contrai herpes tem feridas visíveis, é possível transportar e transmitir essa DST sem saber.

Por que devo fazer o teste de HPV?

O HPV, ou papilomavírus humano, é uma infecção sexualmente transmissível extremamente comum. É tão difundido, de fato, que os especialistas acreditam que a maioria das pessoas está infectada com o HPV logo após se tornarem sexualmente ativas.

Muitas pessoas com HPV não sabem que estão infectadas porque não apresentam sintomas. Se você testar positivo para HPV, você será informado sobre o tipo que possui.

O HPV de baixo risco pode causar verrugas genitais ou pequenos inchaços contagiosos, sobre ou ao redor da vagina. O HPV de alto risco pode aumentar o risco de desenvolver câncer cervical, vulvar ou vaginal; também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de garganta ou anal.

Para agendar sua próxima triagem para DST, ligue hoje para o consultório ou marque uma consulta on-line a qualquer momento.