fbpx

Perguntas e Respostas sobre Incontinência Urinária

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária (IU), ou perda do controle da bexiga, é o vazamento involuntário de urina. A IU pode ser leve ou grave, variando de algumas gotas vazadas a umedecimento significativo. A IU pode incluir:

  • Um desejo imediato de urinar que nem sempre pode ser controlado
  • Vazamento involuntário antes que você possa ir ao banheiro
  • Vazamento involuntário durante a tosse ou durante a relação sexual

O que causa incontinência urinária?

As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a desenvolver IU, principalmente devido ao estresse e alterações hormonais causadas pela gravidez, parto e menopausa.

A gravidez aumenta a pressão sobre os músculos do assoalho pélvico e pode deixá-los mais fracos, enquanto o parto vaginal pode exacerbar a fraqueza do assoalho pélvico ou danificar os nervos que controlam a função da bexiga. Embora esses efeitos sejam tipicamente resolvidos poucos meses após o parto, eles podem persistir por mais tempo, principalmente em mulheres que tiveram mais de um bebê.

Muitas mulheres experimentam a IU pela primeira vez após a menopausa, quando o declínio dos níveis de estrogênio torna os tecidos uretrais mais finos e fracos do que antes.      

Existem diferentes tipos de incontinência urinária?

Os vários tipos de incontinência urinaria são definidos por seus sintomas e causas subjacentes. A maioria das mulheres é afetada por um dos seguintes:

Incontinência de esforço

A forma mais comum de incontinência envolve vazamentos que ocorrem quando o movimento físico pressiona sua bexiga. As mulheres com incontinência de estresse geralmente perdem a urina quando tossem, espirram, riem, exercitam ou levantam algo pesado.

Urge incontinência

A incontinência de urgência, ou bexiga hiperativa, envolve o desejo imediato de urinar, seguido por vazamento descontrolado. A incontinência de urgência geralmente acontece quando não é esperado, como quando você está dormindo ou quando ouve água corrente.

Incontinência mista

Muitas mulheres têm incontinência mista, o que significa que têm sintomas de incontinência de estresse e de urgência

Como é diagnosticada a incontinência urinária?

O diagnóstico da IU começa com uma revisão abrangente do seu histórico médico e um exame físico completo. Se o seu médico suspeitar que você tenha uma infecção, ele poderá realizar um exame de urina.

Eles também podem realizar um teste urodinâmico para avaliar a função da bexiga. Se este teste mostrar que sua bexiga não esvazia completamente, isso pode indicar que você tem um bloqueio no trato urinário ou um problema com os nervos ou músculos que controlam sua bexiga.

Como é tratada a incontinência urinária?

Sempre que possível, utilizamos uma abordagem conservadora de tratamento da IU que incorpora mudanças no estilo de vida, treinamento da bexiga, fisioterapia entre outros.

Reduzir a quantidade de sódio em sua dieta pode ajudar a controlar a IU, assim como alterar qualquer medicamento prescrito que possa estar contribuindo para o seu problema. Perder o excesso de peso corporal pode reduzir a pressão na bexiga, enquanto a realização de exercícios no assoalho pélvico pode proporcionar um melhor controle da bexiga.

Se esses métodos não funcionarem, você poderá obter sucesso com medicamentos ou cirurgia. Para saber mais, marque uma consulta on-line.